compartilhe 0
03 · 03 · 2017

10 dicas para decorar sua casa gastando pouco

Casar vem sempre acompanhado de outros acontecimentos importantes, mas que precisam de um bom planejamento para realizar. Se vocês investiram tudo que tinham no casamento e na compra de um imóvel, nós te entendemos e preparamos dicas incríveis para te ajudar a decorar o seu novo lar, um momento tão especial na vida de um casal.

Decorar gastando pouco é possível! Olha só:

01. Defina as prioridades do casal

Definir as prioridades é o segredo principal para decorar gastando pouco. O casal pode chegar num comum acordo de quais pontos são mais importantes para concentrar as economias. Anotem as características do estilo de vida de vocês e terão um norte para seguir. Vocês são caseiros? Quando estão em casa gostam de ficar mais na sala ou no quarto? Gostam de cozinhar e receber os amigos? Assim ficará bem mais fácil economizar em algumas partes para investir mais em outras.

02. Fazer um projeto

Considere um projeto como um investimento que você faz antes de começar a decorar para que o processo todo te economize tempo e também dinheiro. Afinal, os ambientes já estarão previamente definidos e isso facilita na hora de comprar os móveis e decorativos. Diminui a probabilidade de erro e consequentemente de mais gastos. Se você não quiser contratar um profissional, faça você mesmo uma planta com medidas e um esboço de onde ficará cada móvel, isso já ajudará bastante!

Decorar gastando pouco

Imagem: Projeto Autoral

03. Aproveite itens existentes no imóvel

Normalmente, os imóveis já vêm com bancadas de granito, pias, louças e metais. Alguns vem até com painel para tv, mesa, cama, etc. Aproveite esses itens para não ter que gastar com a mão de obra para retirá-los e outra para instalar os novos. Se você não gosta muito da aparência deles, você pode pintar os pés da mesa e colocar um vidro em cima, instalar um gabinete com puxadores cromados nas bancadas dos banhos, por exemplo.

04. Leve móveis do quarto de solteiro

Cada um tinha o seu quarto de solteiro antes, certo? Que tal reaproveitar alguns itens deles? Saiba que ter criado-mudo e luminárias diferentes em cada lado da cama está na moda e criará uma decoração bem despojada!

Decorar gastando pouco
Imagem: Pinterest

 

05. Tenha um budget

Budget é o valor total que vocês têm para investir. Antes de sair por aí comprando móveis e contratando prestadores de serviço, façam um planejamento numa planilha ou numa folha de caderno mesmo, o importante é fazer. Escrevam tudo que desejam ter na casa e anotem os orçamentos ao lado, a partir do total vocês saberão se o que imaginaram está dentro do budget de vocês.

 

06. Áreas molhadas: Custo x Benefício

Áreas molhadas são os ambientes mais custosos na hora de decorar. Uma ótima maneira de economizar é não mexer no revestimento existente ou só revestir a área do box, no caso do banheiro, e revestir só a parede da pia, no caso da cozinha. As demais paredes ficam somente com rodapé e pintura. Prefira uma tinta acrílica fosca ou acetinada de fácil manutenção e pronto, já economizou uma boa quantia!

07. Preferir móveis prontos

Tudo que é mandado fazer te custará mais. Então dê preferência para móveis prontos, como rack, painéis e mesas. Visite os show rooms de lojas que vendem móveis e pesquise direitinho. É aconselhável fazer mais de um orçamento, assim vocês conseguirão comparar o valor de um móvel pronto e de um sob medida.

Decorar gastando pouco
Imagem: Pinterest

08. Decorativos que fazem toda a diferença

São os detalhes que realçam a decoração da casa. A dica é investir nos móveis primeiro (que são mais caros) e depois ir decorando do jeitinho do casal. Use quadros, fotos do casal, almofadas estampadas, plantas e vão personalizando aos poucos os cantinhos da casa. Uma boa dica é pesquisar em lojas online, assim você consegue comparar e pagar bem baratinho na finalização do decor.

Decorar gastando pouco   Decorar gastando pouco

Imagens: Pinterest

09. Iluminação eficiente

As lâmpadas de led que antes eram bem mais caras em comparação com as demais disponíveis no mercado, já estão bem mais baratas agora. Levando em consideração sua eficiência em vida útil, economia na conta de luz e ao fato de que elas não esquentam por não emitirem calor algum, vocês terão uma grande economia ao investirem na compra de luminárias com led!

 

10. Contrate empresas confiáveis

A procura por mão de obra barata as vezes não acaba bem. Ao querer economizar, você pode ter prejuízos lá na frente como falta de assistência técnica, descompromisso com prazos, abandono de serviço, entre outras coisas que vocês com certeza não querem passar. A dica é perguntar para familiares, amigos ou profissionais da área como designers e arquitetos, indicações de pessoas e empresas confiáveis.  Se o custo ficar fora do seu orçamento, tente negociar a forma de pagamento ou abra mão de alguns itens nesse começo de obra.

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude mais casais que querem decorar gastando pouco.

 

Post feito por Larissa Tesser, designer de interiores e criadora do blog Decore num Click – Decoração sem sair de casa.