compartilhe 2
27 · 07 · 2015

Dicas para quem quer organizar um casamento à tarde

Os casamentos que acontecem durante o dia estão cada vez mais populares e cheios de graça. A organização é diferente daqueles eventos que são comumente feitos à noite, e alguns detalhes pedem mais atenção para não fugir do que o horário requer. Confira abaixo 12 dicas para te ajudar a organizar um casamento à tarde perfeito:

Localização ideal para casamento à tarde

Os casamentos que acontecem durante o dia devem ser feitos, preferencialmente, em ambientes abertos. Você tem, na tarde, a possibilidade de explorar um lindo pôr-do-sol como plano de fundo para a cerimônia e festa. Já imaginou no efeito natural que esse fenômeno dará às suas fotos? É incrível!

 

Se quiser uma cerimônia à beira mar, busque por uma praia urbana, onde há espaços disponíveis para armar a sua estrutura. Outra ideia de localização são campos em sítios e fazendas que não fiquem com acesso tão difícil para os convidados.

 

Melhor época para casamento à tarde

Observar a época em que o seu casamento será realizado é importante para evitar desconfortos. A temperatura é o fator que mais se destaca nesse caso. Os meses do verão, por exemplo, podem ser atrativo para quem deseja casar no litoral, mas também pode ser completamente incômodo devido o clima mais quente. Se a cerimônia for em um local aberto, fique atenta à previsão do tempo — você não vai querer que uma chuva acabe com a sua festa, né?

Tendas Decorativas

No caso dos casamentos em lugares abertos, lembre-se de apostar em tendas para evitar o contato direto com o sol, tanto dos convidados como das comidas e bebidas. Existem modelos que são bem charmosos e dão um upgrade ainda maior na decoração do ambiente.

Aproveite a vegetação local

Dê preferência a ambientes com árvores de grande porte e que proporcionem mais sombra. Elas também deixarão a decoração do seu casamento à tarde mais bonita, delicada e com um ar de conforto bem maior.

Abuse dos souvenires

Uma boa dica é oferecer leques como souvenires aos convidados, isso também ajuda bastante para festas realizadas em épocas mais quentes.

Escolhendo comidas e bebidas com atenção

Fuja daqueles jantares muito elaborados que são servidos em casamentos à noite. Para festas vespertinas ou matinais, é indicado um buffet trabalhado em comes e bebes no estilo brunch — expressão do inglês que vem da junção de “breakfast” e “lunch”. A sugestão do brunch, além de reduzir os custos do seu casamento, ainda facilita na hora de servir os convidados.

Lanchinho na cerimônia

Ainda na cerimônia, você pode disponibilizar um lanchinho para seus convidados. Sabe-se que a produção para um casamento envolve muito tempo, principalmente para as mulheres. Então, em uma festa à tarde, seus convidados podem chegar com fome por não terem tido tempo para tomar café de manhã ou almoçar. Isso pode ser feito em uma mesa discreta com opções de sanduíches naturais, sucos e alguns petiscos leves.

Não esqueça a água

Disponibilize bastante água tanto na cerimônia como na recepção do seu casamento à tarde. Mesmo com um bom bar, ter água mineral em pontos estratégicos da festa faz toda diferença.

Buffet também pode

Se a sua festa chegar ao período da noite, vale apostar em um jantar em vez do “Salve Santo Antônio”, que é uma tradição de servir lanchinhos já no final da festa. Em caso de eventos que comecem no final da manhã e tomem a tarde toda, o buffet pode ser composto por pratos leves, sendo em sua maioria saladas, frangos ou carnes acompanhados de molhos, cremes etc.

Bebidas em geral

Você pode continuar servindo as bebidas quentes como uísque e vinhos, que fazem parte do bar à noite, mas dê preferência a bebidas geladas e refrescantes. Cervejas artesanais são diferentes e perfeitas para casamentos à tarde.

casamento a tarde
Chá gelado, água e limonada

A música faz toda diferença

Independente do horário em que o seu casamento acontecerá, é indispensável seguir um roteiro para as músicas da festa. A recepção dos convidados, nesse caso, pede um som mais leve e você pode usar o pôr-do-sol como temática da playlist. Bossa Nova, lounge ou qualquer som no estilo chill out — que são músicas ambientes e com intuito de relaxar —, caem muito bem para a festa à tarde.

Se o som ficar por conta de um Dj, evite batidões fortes. De uma forma geral, samba, forró e pop são perfeitos. A ideia é passar mais um som do tipo “encontro com amigos”.

Trajes mais indicados

Evite brilho no vestido da noiva e das madrinhas. Tons mais nudes e cleans caem muito bem para o horário da festa. Tenha em mente sempre passar a ideia de romantismo para as vestimentas, você acertará com certeza! Ouse com a renda ou outros tecidos leves. Esqueça também detalhes muito chamativos como botões grandes, laços maiores, drapeados etc.

Convites

Os convites seguem a mesma tradição, mas por ser um casamento que acontecerá à tarde, você pode sair do convencional e apostar em toques diferentes, como abusar de cores mais vivas, desenhos que passem uma ideia descontraída etc. Lembre-se apenas de contextualizar o convite com o tema da sua festa e ressaltar para os convidados que a cerimônia ocorrerá durante o dia.

Decoração

De uma forma geral, a decoração de casamentos à tarde deve ser leve. Abuse de móveis práticos e mesas decorativas. Flores e frutas podem compor o ambiente: além de resultarem em um colorido sem igual, o aroma que essas peças darão ao local do casamento será perfeito e muito agradável.

Aposte na ousadia das cores. Estamparias caem muito bem para o período em que acontece o evento, e casamentos na temática vintage ou rústica são ideais para quem deseja realizar a festa à tarde.

Ficou mais fácil organizar o seu casamento à tarde depois das nossas dicas? Deixe seu comentário e conte pra gente o que achou!

 


  1. Antonio Vitor,
    em 27 de julho de 2015

    Bom dia galera,
    Conheci o site de vocês ontem e já estou apaixonado por cada detalhe que pode ser feito por nós mesmo para nosso casamento. Eu me chama Antonio Vitor e meu companheiro Brunno Franco. Decidimos a um tempo atrás não fazer uma festa para celebrar nossa união, em respeito a nossos pais e avós dele devido serem de uma época em que homossexualidade era um tabú(ainda é para alguns). Porém esse final de semana conversamos, sentamos e decidimos fazer um mini wedding para nossos familiares e amigos mais próximos, tivemos um susto ao montar a lista pois só nossos familiares deram 80 pessoas mais 40 amigos ou seja 12 convidados, mais vamos lá…
    Pensamos em fazer algo no final da tarde, com uma decoração leve, porém queria saber se o horário do evento estipulado no convite ficaria deselegante, por exemplo das 16:00 as 22:00. Me ajudem please!
    Falando ainda da decoração os centros de mesas faremos com garrafas e flores do campo ou girassol e algumas bolas de barbantes, a mesa do bolo e doces quero de pallet.
    Queremos recepcionar os convidados com água, água aromatizada e alguns petisco como biscoito de maisena. O buffet que serviremos será estilo Bruch com salgados, folhados, pães, tortas (doces e salgados), sucos, refrigerantes e cerveja(ela tem que ter pois nossa família adora e nós também). Enquanto isso estará sendo tocado uma música mecânica e depois uma banda estilo voz e violão com músicas que combinem com o momento. Quase no final da festa estou pensando(o Brunno não gostou da ideia, mais eu quero) em servir 03 tipos de caldos, com queijo ralado, ervas cortadinhas e torradas para os convidados reporem a energia depois de tanta dança.
    Como estamos montando nossa casa que deve sair em Novembro, estamos com orçamento apertado e queremos gastar no máximo 4.000,00 Mil, você acham que garimpando algumas coisas e fazendo outras conseguimos realizar esse evento?
    Conto com a ajuda e a opinião de vocês, parabéns pelo site e vou mandar minha história caso consiga realizar esse sonho. Bjs

  2. Encantadores de Noivos,
    em 27 de julho de 2015

    Oi Antonio!! É um prazer nosso ter vocês conosco 🙂

    Sabemos que a organização é bem difícil, certo? Mas o primeiro passo, é organizar tudo do jeito que vocês preferem. O casamento é o dia para celebrar o amor e esse dia precisa ser do jeito que vocês planejaram. E para isso, não existem regras. As regras, são vocês quem criam.

    O casamento realizado realizado nos períodos tarde/noite é um charme e fica lindo, para as fotos e para recordação desse dia. Vale muito a pena!
    Sobre o cardápio, se vocês acham que essas são boas escolhas e seus convidados gostem, arrisquem 🙂
    Esse Grande Dia de vocês está parecendo muito elegante! E não esqueçam: esse dia precisa ser a cara de vocês! E é preciso de vocês encontrem opções que ambos concordem, certo?

    E com esse valor, se vocês garimparem e decorarem com opções DIY (faça você mesmo), vocês conseguirão realizar esse dia tão sonhado!
    Que seja um sucesso!

    Sempre que precisarem, contem sempre com a nossa ajuda. Grande beijo!

  3. Liliane Xavier Peters,
    em 27 de julho de 2015

    Bom dia!
    Meu nome é Liliane, tenho visitado o site de vocês tem um tempinho e estão de parabéns.
    O negócio é o seguinte, nunca fui fã de casamento com vestido de noiva, bolo, buquê, festa essas coisas e etc… apesar de achar tudo isso muito lindo. Acontece que de uns tempos pra cá eu e meu companheiro começamos a pensar na idéia de celebrar nossa união mais formalmente já que estamos juntos a 26 anos;
    Já moramos junto a 22 anos, temos 04 lindos filhos, ou seja, construimos nossa história ao inverso rsrsrs
    e agora queremos fazer uma comemoração que nos deixe felizes e que tenha a cara da nossa história que é muito especial pra nós e por isso preciso de ajuda, pois como disse no inicio, apesar de achar lindo nem tenho idéia de por onde começar. Estamos querendo fazer num sitio ou granja a tarde mas não sei qual época é melhor por questão de clima, trajes, o que servir, essas coisas…
    E ainda tem a questão do orçamento, nossas despesas mensais são grandes e estamos pensando numa quantia de uns 10.000,00 a 12.000,00 para uns 130 convidados.
    E hoje olhando mais uma vez o site resolvi pedir ajuda e opinião de vocês, por favor me ajudem.
    Abraços;
    Desde já agradeço.

  4. Encantadores de Noivos,
    em 27 de julho de 2015

    Oii Liliane 🙂

    Você já pensou em começar fazendo a sua lista de convidados? Assim você terá uma base de quanto de dinheiro você terá que investir no casamento. Depois é só criar um site de casamento no Mecasei.com e começar a alimentá-lo com a história de vocês. O terceiro passo são os fornecedores. Depois disso tudo ficará mais tranquilo e você saberá exatamente o que fazer.

    Beijos!!!

  5. Ana,
    em 27 de julho de 2015

    Boa noite
    Meu nome é Ana tenho um casamento p realizar as 14:00hs e estou com duvida nas comidas o que devo da de entrada, e se vai ter que colocar alguma janta se for se estende até a noite. Obg

  6. Encantadores de Noivos,
    em 27 de julho de 2015

    Oi Ana, tudo bem?
    Você é a noiva?

  7. Alexsandra,
    em 27 de julho de 2015

    Boa tarde, o site de vocês é ótimo, varias dicas super interessantes! E ai vai a minha duvida.. Estamos pensando em casar a tarde, próximo das 15h ou 16h .. Ficaria deselegante se não servir a janta? Pensamos no coquetel para “matar a fome” dos convidados.. Fico no aguardo dos conselhos…

  8. Encantadores de Noivos,
    em 27 de julho de 2015

    Oi Alexsandra! Tudo bem com você?
    Você pode ou não oferecer o jantar, isto fica a seu critério. Deixe claro no seu site de casamento do Mecasei.com que vocês irão fazes desta forma, com elegância e explicando aos convidados como funcionará o roteiro do casamento.

    Beijos!