09 · 09 · 2015

6 dicas para escolher o vestido de dama de honra

Um dos momentos mais aguardados das cerimônias de casamento é justamente a entrada das damas de honra. Especialmente quando elas ainda são crianças, os convidados ficam atentos e encantados com tamanha fofura. Elas entram jogando pétalas, levando as alianças ou até mesmo segurando graciosos buquês de flores, arranjos de pirulitos ou marshmallows. Uma doçura só!

vestido de dama de honra
Foto: Blog Mother of the Bride

A tradição das damas (adultas como ainda acontece em muitas cerimônias) entrarem nos casamentos surgiu na Idade Média, quando as amigas mais próximas se vestiam de forma similar e entravam antes da noiva no cortejo, a fim de afastar qualquer sentimento ruim ou energia negativa de perto dela. Com o tempo, as damas mirins entraram em cena para tornar as cerimônias mais graciosas. Até hoje, as  damas são coadjuvantes importantes no grande dia e devem estar vestidas à altura da ocasião. Descubra a seguir como escolher o vestido de dama de honra ideal, seja ela uma pequena daminha ou uma jovem dama!

Faça com que o traje dialogue com a idade da dama

Existem daminhas que são crianças, damas adolescentes e até mesmo damas adultas. O ideal aqui é que a escolha do vestido seja coerente com a idade da dama. No caso de crianças, é comum que os vestidos sejam longos e rodados, lembrando bonecas e princesas. Damas adolescentes ou adultas, por sua vez, costumam usar vestidos menos elaborados, em comprimento curto ou midi. Os modelitos podem ser rodados ou mais retinhos, fica a critério da noiva e de suas damas.

Faça o vestido de dama de honra combinar com o estilo da cerimônia

O modelo, cor e tecido do vestido devem combinar com a proposta da cerimônia. Para casamentos diurnos, minimalistas e ao ar livre, aposte em tecidos fluidos, como o voil. Tons de bege, azul Tiffany, rosa claro e nude são bem-vindos. Até mesmo as estampas florais são permitidas para damas adultas ou crianças. À noite, entretanto, a história muda de figura! O glamour pode (e deve) estar presente. Tecidos refinados, como a renda, o shantung e a seda são ótimas escolhas. Além disso, aplicações de pérolas e outras pedrarias podem fazer parte da composição do vestido.

Não copie o vestido da noiva

Se você é dama e está livre para escolher o look, nem tente copiar o vestido da noiva. É uma verdadeira gafe escolher um vestido branquíssimo ou off-white com modelo parecido com o da noiva. Se você é noiva e convidou uma priminha fofa para ser sua dama, nada de querer vesti-la como uma cópia sua. Lembre-se de que a noiva deve ser única no grande dia!

Preserve a beleza da criança

Não vista suas daminhas com looks que não são adequados para a infância. Criança deve se parecer criança, mesmo participando de um evento essencialmente adulto como uma cerimônia de casamento. Uma tendência em roupas de damas são os vestidos delicados, com cintura alta e faixa. Nas cerimônias diurnas, vestidos um pouco mais curtos, mostrando o sapato das daminhas, trazem um ar infantil charmoso e apropriado para a ocasião.

Acerte na escolha da cor

Embora as cores claras figurem entre as preferências das noivas, nada impede que os vestidos das damas tenham cores mais intensas, seja no vestido inteiro ou apenas em detalhes. É óbvio que a paleta deve harmonizar com o conceito do casamento. Na verdade, a cor dá volume, vida e destaque à produção das daminhas.

Escolha com antecedência

O vestido das damas deve ser escolhido com dois meses de antecedência, em comum acordo entre a noiva, as damas e as mães das damas, caso elas sejam crianças. Outra dica que funciona na escolha de vestido de dama de honra é optar por modelos que harmonizem com o vestido da noiva. Eles não devem ser iguais, mas, se o conceito da produção da noiva for romântico, por exemplo, o da dama também deve ser. Se for glamouroso, o da dama também deve ser.

E aí, vai ficar mais fácil escolher um vestido de dama de honra? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe seus questionamentos com a gente através dos comentários!


  1. Viviane,
    em 9 de setembro de 2015

    Olá, minha prima irá entrar com a imagem, e nas mãos da imagem as alianças. Essa prima tem 12 anos, mas é bem grande e com um rostinho de criança ainda. Estou em dúvida se coloco vestido curto (dois dedos a cima do joelho) ou longo, visto que o cadamento será a noite.

  2. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Olá Viviane! Você poderá adequar o vestido dela, com as outras crianças presentes, para ficar um padrão. Mas ela for a única, poderá escolher a forma que achar melhor 🙂

  3. Gleicyane Ferraz,
    em 9 de setembro de 2015

    Ola vou me casar com um vestido princesa, e minha irmã mais nova sera dama porém ela terá 14 anos e sera minha dama da aliança. Ela e um pouco mais alta que eu, estou em dúvida de como ela deve se vestir visto que e adolescente. Vestido princesa pra nos ficaria muito, e melhor por ela de curto,obs o vestido dela sera azul ainda n sei o tom. Por favor me ajude.

  4. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Oii!! A sua irmã será a única dama de honra? 😀
    Se não, seria legal combinar todas elas com o mesmo vestido. Ou se for somente ela, poderá ser um vestido simples, liso, com uma faixa de cetim na cintura (curto ou longo). O que acha da ideia?
    Grande beijo.

  5. Lidiane,
    em 9 de setembro de 2015

    Ola, Meu vestido sera com o fundo nude rosa, e estou na Duvida se minhas damas devem combinar com a cor do meu vestido, a minha ideia era Tiffany ja que meu casamento sera pela manha…. E agora?

  6. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Oi Lidiane!

    Que arraso! Rosa e Tiffany combinam muito ❤

  7. Natália,
    em 9 de setembro de 2015

    Olá. ..
    estou com uma duvida
    Meu vestido de noiva é off White (bege)
    Então as damas não ficam bem se eu escolher bege Ne?
    Sendo q o tapete é cor palha. Flores brancas..
    pensei no Rosa claro com cinto de peroka e laco, pra as 4 damas sendo elas iguais fica bom? Casamento a noite
    Elas tem praticamente a mesma idade são crianças!
    Natalia
    elas são crianças

  8. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Oi Natália!
    Que lindo <3
    Como sugestão, já que os tons do seu casamento são mais neutros, as daminhas vão ficar lindas de rosa claro com cinto de pérola e laço!

    Aposte no seu bom gosto! Grande beijo.

  9. Jussara,
    em 9 de setembro de 2015

    Me ajude. Vou me casar pela manhã ao ar livre. O vestido das daminhas deve ser seda+voal ou seda+organza?

  10. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Oii Jussara!!

    Você pode escolher o tecido que for, mas sempre se preocupar em ter uma leveza, pois o casamento será durante a manhã e ao ar livre. Nada de coisas pesadas que lembrem looks para noite.

    Beijos!

  11. Jordâna,
    em 9 de setembro de 2015

    Olá, vou me casar e estou em uma dúvida se as cores do meu casamento vão estar em harmonia e se combinam e gostaria muito da ajuda de vocês.
    Vou colocar rosas brancas, margarida do campo e astromélia brancas, tapete verde, meu vestido branco, meu buquê laranja e minhas damas de cor rosa. Será que vai ficar legal, vai ficar combinando? Gostei muito também do vestido das damas na cor off com perolas, qual cor será que combina mais? Qual a sugestão de vocês? Fico aguardando a resposta. Obrigada

  12. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Oi Jordâna 😀 Lendo sua mensagem tive a impressão de ser muitas cores em um único ambiente. Vejamos:
    – Flores: rosas brancas, margarida do campo e astromélias brancas.
    – Tapete: verde
    – Vestido: branco
    – Buquê: laranja
    – Damas: rosa

    O que você acha de o buquê ser de uma cor que converse mais com a cor das margueridas? Assim como o tapete, ele deve ser de uma cor que converse com a decoração. As daminhas ficariam bem mais lindas com a cor Off e pérolas, pois fica mais delicado e você pode explorar as cores nos detalhes.

    Espero ter ajudado. Não esqueça de fazer seu site no Mecasei.com e sua lista de presentes virtual em bit.ly/2mUtvqZ <3

    Beijos!

  13. Jordâna,
    em 9 de setembro de 2015

    Mas não queria mudar a cor do meu buquê, as flores todas brancas não combinam com o tapete e o buquê? Falam que o buquê não precisa combinar com nada.

  14. Jordâna,
    em 9 de setembro de 2015

    com os vestidos das damas na cor off.

  15. Jordâna,
    em 9 de setembro de 2015

    Meu casamento vai ser a noite.

  16. Ana Carolina Camargo,
    em 9 de setembro de 2015

    Boa noite.
    Estou com duvidas, Vou me casar de branco, as damas podem usar vestidos off-white? e o pajem de creme clarinho? com colete. Meu casamento e de noite. Eduas a damas ja tem os vestidos. tenho que fazer da outra. Obrigada Ana Carolina

  17. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Oi Ana!

    Claro, ficará lindo!

    Beijos

  18. Nathalia,
    em 9 de setembro de 2015

    Quando as madrinhas irão usar o vestido em tons de azul tiffany,o vestido da dama de aliança precisa ser da mesma cor que os da madrinha?

  19. Encantadores de Noivos,
    em 9 de setembro de 2015

    Oii Nathalia!

    Sugerimos que a sua Dama de Aliança use branco no vestido, mas você pode usar um detalhe em Tiffany para combinar.

    Claro, você sempre pode utilizar da maneira que você preferir.

    Beijos