22 · 04 · 2015

Casamento estilo americano

A principal diferença no casamento estilo americano é em relação às madrinhas e padrinhos. Nesse estilo de cerimonial, não existe uma regra para a quantidade de pessoas que podem ser convidados para serem madrinhas e padrinhos, nem mesmo a necessidade de que seja um número par ou que todos sejam casais. A noiva fica responsável por convidar as madrinhas, que se posicionam ao seu lado durante a cerimônia, e o noivo pelos padrinhos, que ficam ao lado dele. Não há problema algum em ter um número diferente de madrinhas e padrinhos.

A maior vantagem desse modelo acaba sendo para os noivos que têm poucos casais para convidar ou que preferem evitar o constrangimento de convidar madrinhas e padrinhos que não são namorados ou casados. Nesse modelo, os noivos ficam livres para convidar exclusivamente as pessoas próximas que eles mais gostariam que os acompanhassem nesse grande dia, sem a obrigação de convidar ninguém apenas por educação ou para atingir algum número específico de padrinhos.

casamento americano

Papel dos padrinhos e madrinhas

Uma outra diferença importante no casamento estilo americano é em relação aos papéis dos padrinhos e madrinhas na organização do casamento. As madrinhas nesse estilo de casamento são chamadas debridesmaids (as “damas da noiva”), e uma delas, chamada de maid of honor(dama de honra, em tradução livre, mas não confundir com as daminhas que entram com os pajens), é responsável em ajudar a noiva na organização do chá de cozinha e em todas as questões referentes ao cerimonial e decoração, organizando as tarefas das demais madrinhas em equipe. Não é preciso dizer o quanto é importante a escolha de sua maid of honor, papel muito especial destinado a amigas ou familiares muito próximas da noiva e que estejam cientes das responsabilidades que têm em mãos.

57d80c19a9e98d29d7adfb0cd81b5a62

No caso dos padrinhos, a organização é parecida. Nesse estilo de casamento, eles são chamado de groomsmen(os “homens do noivo”) e também têm seu “chefe”, o best man (o “melhor homem”), responsável pela organização da despedida de solteiro do noivo, a escolha dos trajes e outras surpresas no dia do casamento. Como no caso damaid of honor, o convite para best man deve ser reservado para alguém muito próximo do noivo, como um irmão ou amigo querido, e que esteja à altura de um convite tão especial.

241fb7f77845d7169da589f14c0513d9

E você?  O que acharia de organizar seu casamento ao estilo americano?  Deixe suas opiniões nos comentários.

Imagens: Loverly, FabYouBliss e Pinterest