compartilhe 0
14 · 02 · 2017

Como funciona o casamento homoafetivo no Brasil?

Para quem não sabe: Casamento Homoafetivo é o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo biológico ou da mesma identidade de gênero.

 

casamento homoafetivo
Foto: Pinterest

Duas pessoas do mesmo sexo podem se casar?

 

Sim! No Brasil, em 2013, foi emitida uma resolução determinando que todos os Cartórios do País realizassem casamentos homoafetivos, no civil. Agora, casais gays não só podem casar, como também podem adotar filhos. 

Para celebrar a união com uma cerimônia religiosa, é necessário conferir antecipadamente com o responsável pela instituição. Muitas religiões ainda não permitem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, como por exemplo a Igreja Católica e algumas vertentes da Igreja Evangélica.

Há casos de casamentos que foram celebrados em ambas as igrejas, mas não são em todos os locais que são permitidos, pois isto é uma decisão tomada pela paróquia local do município que você quer se casar.

Assim como casamentos entre pessoas de diferentes sexos, os noivos podem escolher o regime de bens, adotar um o sobrenome do outro e adotar filhos.

 

Como é feita a celebração de um casamento homoafetivo?

 

casamento homoafetivo
Casamento sendo celebrado por celebrante. Foto: Pinterest

 

Casamentos em geral podem ser celebrados de diversas maneiras e no casamento homoafetivo não é diferente. 

Primeiramente, para decidir como o casamento será celebrado, o ideal é que o casal converse entre si e decida se farão um casamento religioso ou não. Depois de tomada esta decisão, o casal escolhe se o casamento será realizado no cartório ou se a celebração ocorrerá na festa.

Para casamentos religiosos, a melhor pedida é que o casal verifique diretamente no local frequentado, pois dependendo da religião o cerimonialista não poderá realizar a cerimônia fora da igreja, capela ou centro.

Caso o casal não queira uma cerimônia religiosa, ao casarem no civil podem escolher entre duas opções: a primeira é casar no cartório, e a segunda é pagar uma taxa para que o Juiz de Paz vá até a cerimônia e realize a união.

Para celebrações na festa, existe também a opção do celebrante, que é a pessoa que realiza cerimônias de casamentos profissionalmente. O celebrante é uma pessoa que acima de tudo crê no amor, que se deixa envolver delicadamente com cada história que os casais trazem pra contar, sem levar a religião em consideração. Caso o casal formalize a união no cartório antes, também há a opção de escolher alguém do círculo de amigos e pedir para que essa pessoa reforce e celebre a união, dando um discurso e “formalizando” no dia da festa.

 

A personalização é a essência dos detalhes

 

Não importa se será uma festa em Paris ou uma cerimônia mais econômica: personalizem cada detalhe, do convite à lembrancinha.

O casamento é um momento único na vida de um casal, é onde os dois passam a assumir uma vida juntos, enfrentando os desafios lado a lado. Por isso, é extremamente importante inserir a personalidade do casal em cada detalhe deste evento.

 

casamento homoafetivo
Foto: Pinterest

Qual o segredo para o casamento perfeito?

 

Quer aquele segredinho para impressionar todos os convidados no casamento? Ah, essa é fácil!

Estampem um lindo sorriso no rosto e sejam felizes! Não há nada mais lindo do que a felicidade no rosto de duas pessoas que se amam.  O casamento é um grande passo, ainda mais para casais homoafetivos, que geralmente enfrentam diversas barreiras durante o relacionamento.  Mas se existe uma coisa trouxe o casal até aqui e faz enfrentarem tudo e todos, isso é o amor. Não existe nada mais lindo nesse mundo e nada mais necessário nos dias atuais.

 

 


  1. JEFERSON G SANTOS,
    em 14 de fevereiro de 2017

    Que legal a divulgação homoafetiva, poucos tratam o tema – vou colocar um link desse conteúdo em meu site – posso? Grande abraço e continue com ótimos textos, vamos postar no http://divorcioemcartorio.com.br/
    Grande abraço, Jeferson Santos – Especialista em Divórcio: http://advogadodivorciocartorio.com.br

  2. Encantadores de Noivos,
    em 14 de fevereiro de 2017

    Oii Jeferson!

    Claro que pode! Está liberado, só nós marque e indique, certo? Vou dar uma olhada no seu site.

    Beijos!