08 · 12 · 2014

Como fazer um casamento na praia

Vocês são aquele casal que gosta de estar sempre junto à natureza e preza as coisas simples como as melhores coisas da vida? Então nada como fazer um casamento na praia. Aproveitando o verão que se aproxima, esse tipo de celebração tem sido cada vez mais procurada por quem quer marcar essa data tão especial de uma forma ao mesmo tempo marcante e singela, de um jeito tão natural quanto o amor de vocês.

Uma coisa bem bacana é que você pode fazer a festa lá mesmo, só não esqueça dos trâmites legais. E o que não faltam são ideias, do vestido de noiva ao buffet, da decoração às lembrancinhas. Pela manhã ou à tardinha, veja algumas dicas de como deixar essa ocasião ainda mais inesquecível, para vocês e para os convidados.

 Como escolher a praia e o horário

Se vocês moram perto da praia, com certeza tem alguma preferida, mas por isso mesmo sabe que nem sempre chegar a ela é fácil, principalmente no verão. Então não esqueça de levar alguns fatores em consideração, eles podem fazer toda a diferença para que seu casamento seja um sucesso ou uma dor de cabeça memorável.

Como fazer um casamento na praia

  •         Estacionamento – Familiares e convidados precisam de um lugar com estacionamento farto ou que haja um serviço de valets, que pode ser contratado à parte se o local escolhido não tiver uma área dessas por perto.
  •         Acesso à praia – Se o casamento for na areia, lembre-se que muito provavelmente haverá pessoas idosas na cerimônia, por isso certifique-se que o acesso seja seguro para todos.
  •         Segurança – Ela nunca é demais, por isso deixe um segurança de plantão. Sempre pode haver aquele amigo que bebeu demais ou uma criança mais afoita.
  •        Data – Se a praia for movimentada, a melhor dica é fazer o casamento em um dia da semana. Leve em conta também se na sua região há horário de verão, para não ficar quente demais se você escolher o período da manhã.

Não esqueça dos trâmites legais

Escolheu a praia? Agora vá à Prefeitura da sua cidade e veja quais os trâmites legais para uso do espaço, que é público, portanto sujeito às leis municipais de uso. É possível que em algumas não seja permitido esse tipo de atividade e em outras haja restrição de horário e necessidade de avisar o Corpo de Bombeiros (justamente por causa do salva-vidas), Guarda Municipal ou Polícia Militar. Faça isso com pelo menos dois meses de antecedência e tenha todas as licenças em mãos na data para não haver nenhum transtorno.

Como fazer um casamento na praia

Como deve ser vestido da noiva e o traje do noivo

  •        Noiva – O casamento na praia pede trajes mais informais, seja qual for o horário. Vestidos leves, que pela manhã podem ser curtos, ombros de fora, cabelos soltos e flores naturais têm tudo a ver com o clima – ou tiaras de pedras bem delicadas.

Lembre-se que os pés merecem atenção especial, então nada de salto: use as “joias de pé”, muito charmosas e que não atrapalham nem um pouco. Se a festa for fora da areia, uma sapatilha cai bem depois. A opção vale também para as madrinhas. A maquiagem deve ser suave, de acordo com o horário.

  •        Noivo – O ideal é que o terno seja claro, off white, bege ou cinza claro, no máximo um tom de grafite para o fim da tarde. Como o clima é informal, ele também pode optar por calça de linho e uma bata ou camisa branca, que também fica muito elegante. E pé na areia, para ele e os padrinhos.
  •        Convidados – Informe no convite que o traje pode ser mais leve para evitar que os convidados fiquem desconfortáveis. Também é de muito bom tom ter sandálias de dedo à disposição dos convidados.

Como fazer um casamento na praia

Buffet, convites e lembrancinhas

No buffet, comidas leves, muitas frutas e frios caem bem com o clima da praia. No convites, não esqueça de avisar que o casamento será na areia e que haverá sandálias à disposição dos convidados. Como lembrancinhas, procure temas que têm a ver com a praia: miniaturas de pranchas de surf com a foto de vocês, abridores de vinho com cabo de conchas, kits de velas em forma de estrelas do mar. E prepare-se, porque com certeza esse casamento será lembrado por todos para sempre!

Como fazer um casamento na praia

Está pensando em ter um casamento na praia? Conte seus planos pra gente nos comentários!

Imagens:  melissatsuzuki.files.wordpress.comwww.ideas4weddings.comthedazzlingdetails.com,

www.casamentopraiadorosa.comwww.south-african-hotels.com,