compartilhe 0
16 · 12 · 2016

Como organizar seu apartamento novo após a mudança?

capturar

Um casal que vai “unir as escovas de dente” precisa de um planejamento geral antes da cerimônia de casamento: se vão comprar um apartamento novo, uma casa usada ou alugar um imóvel, são questionamentos comuns de pessoas que vão se unir. Entretanto, depois de decidir qual o melhor tipo de moradia para o status do casal, é hora de comprar o novo lar e saber como organizar o domicílio após a mudança.

Se deparar com inúmeras caixas pós-mudança deixa qualquer pessoa estressada. Porém, é a hora de ter tranquilidade para agir da melhor maneira possível e conseguir organizar a casa nova de forma mais eficiente.

Aqueles que ainda preferirem ir arrumando a casa aos poucos, podem colocar todas as caixas em um único ambiente e ir pegando uma por vez e guardando o conteúdo nos respectivos locais. Para os casais que não sabem como organizar os ambientes da casa, o MeCasei separou algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa, muitas vezes, complicada. Confira os cômodos e alguns itens comuns em cada um deles, e a forma que devem estar dispostos nesses ambientes.

Cozinha

As louças finas, por exemplo, vão ficar em qual armário? E os copos e potes de plástico?  A cozinha é um dos lugares que necessita estar estar arrumada no dia a dia, portanto, o primeiro ambiente para começar a arrumação da casa pode ser lá. Outra ressalva é: começou, termine. Só mude de ambiente depois que terminar todo o processo.

Na hora de armazenar os alimentos abertos ou congelar os que já foram preparados, tenha preferência pelos recipientes de vidro. Isso pode auxiliar tanto na conservação e higiene quanto para a organização, já que esse tipo de pote permite uma visibilidade maior do que está dentro.

  • Deixe os eletrodomésticos juntos e à vista. Na hora de preparar qualquer receita, se estiverem guardados na caixa, podem deixar as coisas mais difíceis.
  • Se colocados embaixo da pia, atente-se a possíveis vazamentos.
  • Utensílios como facas e pegadores devem ficar na primeira gaveta. Já na segunda, podem ficar os talheres.
  • Na hora de colocar os alimentos na geladeira, tente não encher a porta do eletrodoméstico com mais de 5 quilos.

Quarto

O quarto é um dos locais onde os moradores da casa sempre vão em busca de tranquilidade. Por isso,deixá-lo como o segundo cômodo escolhido para organizar o primeiro apartamento após a mudança pode ser uma boa ideia.

  • O uso de uma sapateira pode facilitar bastante a vida do casal, já que permite eliminar as caixas, que ocupam bastante espaço, para colocar os pares juntos em um local. Salvo os sapatos que são usados apenas em ocasiões especiais que, neste caso, podem ficar guardados dentro da sua própria caixa, no piso do guarda-roupa.
  • Guarde as roupas de cama juntas para facilitar na hora em que procurar. Procure não deixar roupas sujas espalhadas pelo quarto. Se possível, coloque um baú de roupas para que, assim que sujá-las, jogá-las neste suporte. Vestes pelo quarto podem dar uma sensação de bagunça, ainda mais se começar desde o primeiro dia morando no domicílio.
  • Se ainda não tiver montado o guarda-roupa, uma dica é dobrar todas as roupas em cima da cama e colocar  um colchão para dormir, até o móvel ser, finalmente, montado.

Vale lembrar que, antes de colocar os objetos dentro do cômodo, é preciso fazer uma limpeza, já que uma residência vazia pode acumular pó e depois fica mais difícil faxinar.

Sala

A sala de estar é o cartão de visita de um lar, onde recebemos amigos e familiares. Por isso, é importante deixá-la sempre organizada, desde a chegada ao imóvel.

  • Se ainda não tiver comprado, opte por mesinhas de centro no formato de retângulo ou círculo e, se a sala for pequena, invista nas de vidro ou acrílico, que são transparentes e dão sensação de maior amplitude.
  • Na hora de organizar a sala, assim como os outros cômodos, vale dar uma boa limpada no chão e paredes do imóvel, caso seja necessário.
  • Monte os móveis e comece a colocar os objetos que ficarão neste cômodo. Tente evitar os objetos muito pequenos, já que isso pode dificultar a limpeza e deixar o ambiente com um ar pesado.
  • Ao montar os aparelhos eletrônicos na sala, provavelmente poderá existir uma confusão com os cabos. Uma boa forma de organizar isso e não confundir as entradas de cada um, é colocar etiquetas neles. Comprar organizadores específicos para cabos também pode ser uma boa opção.

Banheiro

Por ser pequeno, o banheiro é um ambiente muito propenso a acumular bagunças, parece até impossível deixá-lo sempre organizado. No entanto, com alguns macetes, é possível deixar tudo em seu devido lugar e ainda transformar o ambiente em um local bem agradável.

  • O uso de prateleiras pode tornar o ambiente decorado e arrumado. É possível colocar toalhas, pequenos itens de decoração e produtos de higiene e limpeza.
  • Os ganchos também são ótimos aliados e podem ser instalados tanto atrás da porta quanto nas paredes.
  • O cesto de roupa suja também é um aliado para que não fiquem espalhadas pelo cômodo, acumulando bagunça.
  • Use cestas ou ganchos para organizar os secadores e modeladores de cabelo.

Fazendo tudo com calma e aos poucos, a casa dos recém-casados vai ficar “um brinco” no quesito organização. Surgiu alguma dúvida ou tem dicas para deixar a casa organizada? Deixe um comentário para nós.