09 · 10 · 2017

História do doce bem-casado

A história do doce bem-casado, tradicional, delicioso e com mais de 100 anos de existência é o assunto de hoje no Blog do Mecasei.com. O Bem-Casado, doce português trazido para o Brasil na época da colonização, ultrapassou todas as fases do nosso país e se manteve como patrimônio cultural de casamentos. Só poderíamos estar falando da Lembrancinha de Casamento mais tradicional.

 

Nascido há mais de 100 anos, veio de Portugal e se adaptou as nossas orientações gastronômicas. A alteração na receita foi o ápice da mudança: a massa do doce passou a ser feita com leite, enquanto na Europa, era produzida com água, fazendo o doce ficar mais denso.

 

Descendente do alfajor árabe e dos macarons franceses, o bem-casado é um item obrigatório em casamentos em todos os cantos do país.

 

História do doce bem-casado

História do doce bem-casado
Foto: GShow

 

Sorte e prosperidade são os desejos dos convidados para os recém-casados. Os noivos abençoam os convidados com sorte e felicidades. Ao saboreá-los, deve-se fazer um pedido, assim receberá a doçura da realização daquele pedido.

Simbolicamente, representam a união de duas pessoas, selada pelo doce, que remete a cumplicidade e o respeito mútuo.

 

A Receita do doce bem-casado 

 

História do doce bem-casado
Foto: Wishes Eventos

 

Embalagens são a parte clássica do doce de casamento. Hoje em dia, muitas vezes as noivas optam por inovar; criam embalagens de tecido, de papéis finos, entre outras decorações. O tradicional e mais conhecido é o papel crepom e a fita de cetim, que pode ser fechado com flores ou com papeis coloridos e decorados.

 

Além de poder ser distribuído na festa, você pode dar como lembrancinha de casamento. É um jeito econômico e que, sem dúvidas, trará muito sabor para as lembranças dos seus convidados.

 

Para fazer seu doce você vai precisar dos seguintes ingredientes:

 

Ingredientes: 

• 5 ovos
• 5 colheres de sopa de açúcar
• 1 colher de café de fermento em pó
• 13 colheres de sopa de farinha de trigo
• 1 quilo de doce de leite

 

Para saber o passo-a-passo de como fazer a massa e preparar o recheio, visite o post do Blog As Lembrancinhas de Casamento e aprenda todos os detalhes.