compartilhe 0
16 · 09 · 2015

Os 12 melhores sabores para bolo de casamento

Não importa o tipo de festa — aniversário, bar mitzvá, de despedida ou de 15 anos —, no buffet, a estrela sempre é o bolo! E quando o assunto é um bolo de casamento, a coisa se torna ainda mais importante, afinal, nessas celebrações, ele precisa não só ser gostoso, molhadinho e agradar a todos, mas também ser lindo, bem-decorado, geralmente de tamanho monumental e, ainda, resistir a exposição durante toda a festa até o momento de ser partido.

Atender a todos esses requisitos não é fácil: é preciso equilibrar sabor com praticidade e estética, além de considerar a decoração da festa, o clima, o gosto dos noivos e dos convidados. Felizmente, vamos te dar hoje uma mãozinha nessa escolha complicada te mostrando os 12 melhores sabores para o seu bolo de casamento! Acompanhe-nos nesse post de dar água na boca e transforme o sonho do seu bolo em realidade!

1. Morango com chantilly

Um curinga que vai acertar em cheio no gosto de todos os convidados, o bolo de morango com chantilly ainda tem a vantagem de ter a cobertura branca, podendo servir como uma tela para a decoração e evitando o uso de pasta americana, caso você não goste muito dela. Esse sabor fica delicioso em casamentos durante o dia ou no verão, mas o chantilly precisa ficar bem refrigerado até o momento de ser servido, ok?

2. Pêssego com ameixa

Docinho na medida certa, esse bolo também é ideal para casamentos diurnos e em clima quente. A vantagem é que ele fica excelente em bolos diet e também pode ser feito com cobertura branca. A desvantagem é que nem todo mundo gosta dessas frutas, por isso, dependendo do paladar dos seus convidados, ele pode não agradar a todos.

3. Pistache com limão siciliano

Refrescante e inusitado: é o melhor jeito de descrever esse bolo de casamento! Apesar de diferente, esse bolo não tem sabores tão exóticos assim, e mesmo os convidados menos abertos vão gostar depois da primeira garfada. Quem pensou em um tema verde ou amarelo para a festa vai gostar muito dos pedacinhos de pistache torrado ou rodelas de limão sobre a cobertura, mas até com uma decoração rosa ou lilás o bolo combina, já que dá para colocar o pistache com florzinhas naturais nessas cores sobre os andares da torta.

Infelizmente, não é fácil encontrar essa noz em qualquer época — ela aparece nos mercados e feiras em julho —, mas o bolo resiste bem a mudanças de temperatura.

4. Chocolate

Antigamente, não se usava fazer bolo de chocolate em casamentos, mas hoje em dia esse sabor é um dos mais pedidos! Perfeito para os noivos chocólatras, esse bolo tem grandes chances de agradar a todos, dos convidados mais baixinhos aos anciãos da família. Além disso, ele é bem versátil, podendo ser elaborado com massa de chocolate ou baunilha, recheio de chocolate ao leite, amargo ou branco, com nozes, frutas vermelhas, café ou só 100% de chocolate mesmo!

5. Cenoura com nozes

Esse bolo bem inglês não é como o nosso bolo de cenoura brasileiro. Sua massa é feita com açúcar mascavo, deixando-o mais escuro, e pode até ter outros ingredientes, como passas, cravo e canela ou raspas de laranja — tudo vai depender de quão longe os noivos querem ir com o bolo de casamento! A cobertura tradicional aqui é de marshmallow, que também fica lindo e não precisa ser refrigerado como o chantilly.

6. Fio de ovos

Especialidade portuguesa, os fios de ovo combinam com nozes, coco e frutas em calda (como pêssego ou cerejas), além de ficarem lindos sobre um bolo de casamento! Como esse é um prato natalino, pode ser bacana apostar nele para casamentos em dezembro, porém, vale lembrar que é preciso manter os fios bem refrigerados, viu?

Crie seu site de casamento com a gente!

7. Frutas vermelhas

Cada vez mais em voga, as frutas vermelhas podem compor um naked cake saboroso, moderno e muito bonito. O problema é que as frutas frescas precisam ser colhidas na época — entre julho e setembro —, mas também dá para usá-las congeladas como calda, quente ou fria, em um bolo de chocolate, e há até mesmo receitas de bolo de champanhe com framboesas, morangos e amoras! Que tal?

8. Doce de leite e castanha do pará

Esse é um sabor bem brasileiro e muito popular em casamentos. O doce de leite é garantia de que todos vão comer e gostar do bolo, e as castanhas podem ser colocadas em lascas sobre a cobertura, criando um efeito lindo e permitindo que as pessoas que não gostam delas possam retirá-las para comer o bolo. Outra vantagem é o preço: essa é uma opção bem em conta para todos os gostos e bolsos!

9. Cassata siciliana

Exótico, bonito e surpreendente, esse é um sabor para quem quer deixar os convidados com olhos brilhando e água na boca. Original da região da Sicília, na Itália, ele é feito com ricota, marzipan e frutas cristalizadas, podendo conter ainda pistache e laranja. Além do sabor inusitado, a decoração também fica muito bonita com a massa de marzipan e as frutas, e o bolo não precisa ser refrigerado. Ideal para quem quer muita originalidade no bolo de casamento!

10. Coco com abacaxi

Apesar de representar um risco de não ser muito cotado por causa dos dois ingredientes principais, o bolo de coco com abacaxi tem várias vantagens para quem vai se casar em época de calor: é refrescante, simples, barato e permite decorações bem bonitas. Ele não tolera muito bem as altas temperaturas, mas pode ser menos sensível se for preparado commarshmallow ou pasta americana no lugar do chantilly.

11. Tiramisu

Combinando os sabores do café e do chocolate amargo com o frescor do queijo mascarpone, essa delícia italiana é capaz de levar ao céu em uma mordida — daí o nome do doce, que significa algo como “leve-me para cima”. A cobertura é resistente fora da geladeira, mas o preço é alto e a combinação, por ser mais amarga que doce, pode não agradar ao paladar de todo mundo. De qualquer forma, esse é um bolo de casamento super autêntico e que vai bem em qualquer estação!

12. Saint-Honoré

O doce feito com carolinas, caramelo, creme de confeiteiro e chantilly pode se transformar em um bolo muito bonito, com vários andares e fios de caramelo entrepassando-os. O Saint-Honoré com certeza vai maravilhar e deliciar a todos, mas é complexo e precisa ser executado por uma confeitaria muito profissional, além de provavelmente não ser a opção mais em conta possível, ok? A refrigeração também é importante por causa do chantilly, mas esse certamente é um bolo diferente e muito chique!

 

E então, qual desses sabores é o seu preferido?

Comente contando para a gente e, antes de fazer a escolha final, não deixe de conferir também nossos posts sobre o que levar em conta quando o assunto é bolo de casamento e 6 dicas para fazer a escolha certa do bolo! Até a próxima!