compartilhe 0
19 · 02 · 2015

RSVP: o que é e a melhor forma de pedir

Orçamento na ponta do lápis, convidados cuidadosamente escolhidos, convites a caminho. Primeira etapa para a grande festa da sua vida pronta? Na verdade, não. Para você poder planejar direitinho todos os detalhes é preciso que amigos e parentes confirmem a presença na festa de casamento, o famoso RSVP colocado lá no cantinho esquerdo inferior do convite, seguido pelo número do telefone ou o site para confirmação. Mas a verdade é que muita gente não sabe o que é RSVP nem qual a melhor forma de pedir que seja feito o “Répondez S’il Vous Plaît”, em francês, ou simplesmente “Por favor, confirmar sua presença”, em bom português.

0f98e8167ea70b70d0b5b764ba951621

Falta de confirmação pode gerar consequências

É através do RSVP que você vai ter a noção exata de quantas pessoas comparecerão para poder calcular o buffet, encomendar o bolo e as lembrancinhas e até mesmo a quantidade de mesas para seus convidados sentarem – e evitar tanto pagar sem necessidade por pessoas que não comparecerão quanto que falte alguma coisa. São situações constrangedoras que não precisam acontecer se todos entenderem como é importante responder à solicitação.

A realidade, no entanto, é que muitos convidados acabam não confirmando a presença. Já imaginou se em uma lista de 300 pessoas apenas 150 confirmam, mas na hora aparecem 250? Simplesmente haverá um excedente de convidados não esperados que gera desconforto para noivos e todos os presentes, inclusive aqueles que confirmaram direitinho. Chato demais, ninguém merece.

RSVP deve constar do convite

Há algumas regrinhas básicas de etiqueta para colocar o RSVP no convite, por isso atenção para não cometer nenhuma gafe. A expressão francesa Répondez S’il Vous Plaît deve aparecer em suas siglas (RSVP) no canto inferior esquerdo do convite impresso, seguida por um telefone ou o endereço do site onde a confirmação deve ser feita, mas não esqueça de também colocar um prazo limite para que o convidado confirme a sua presença. Não há problema nenhum em colocar uma frase em português acompanhada de telefone, e-mail ou site do casamento para fazer a convifmação. Mantenha um visual sempre bem discreto de forma a não poluir o visual do convite.

 

92b8ffe24f8304baae1e98d916150183

Em tempos de internet e praticidade, o site é uma ótima opção

Sim, é verdade que alguém deverá ficar responsável por receber todas as ligações de confirmação e manter aquele número o mais disponível possível. Porém, outra opção é utilizar sites de casamento que agilizam o processo e deixam você muito mais à vontade. O serviço traz praticidade tanto para o convidado que pode simplesmente entrar no site e fazer a confirmação quanto para o organizador, que automatiza o processo.

Mas como tudo na vida tem dois lados e você deve prestar atenção a ambos, pode ser que alguns convidados, principalmente os mais idosos, ainda prefiram o método tradicional. O mais indicado, portanto, é você manter ambas as opções, assim atende aos dois públicos, facilitando bastante a confirmação.

Por outro lado, a confirmação nunca deve ser dada aos noivos ou aos pais, pelo simples motivo de evitar constrangimentos. Muitos convidados podem sentir-se inibidos de dizerem que não vão à festa diretamente aos anfitriões e podem acabar dizendo que sim por pura vergonha, mesmo não pretendendo ir.

O que é melhor: ligar ou ficar esperando a confirmação?

Há duas formas de RSVP, a ativa ou a passiva. A passiva é aquela em que a solicitação de confirmação é enviada no próprio convite, como vimos lá em cima, e a lista só é fechada na data limite indicada. Você espera pacientemente que todos telefonem ou parte para a forma ativa, onde alguém fica encarregado de ligar para todos da lista de convites enviados que não confirmaram presença até a data limite estipulada. Como é uma questão delicada, o melhor é entregar essa função a uma empresa especializada.

Dicas:

  • Não tenha medo de colocar “Favor confirmar presença” em português, na verdade é até mais fácil e gera menos dúvidas do RSVP.
  • Estipule um prazo de confirmação de 15 dias. É o tempo ideal para receber todas as confirmações e tomar todas as providências adequando-as ao número de convidados confirmados.
  • Quem ficar responsável pelas confirmações via telefone deve estar preparado para tirar eventuais dúvidas e responder da melhor forma, e com toda a educação e elegância, a questões delicadas, como levar pessoas que não foram incluídas no convite, como babás, a namorada nova do filho, etc. – assim como a eventuais perguntas sobre hospedagem, cabelereiros, lista de presentes etc. O ideal é que seja uma pessoa treinada para esse fim, de preferência um profissional.
  • Lembre-se: convites dirigidos a Sr. e Sra. excluem os filhos do casal. Eles só estão incluídos quando o convite é direcionado a “Sr., Sra. e Família” ou à “Família Tal”.

Pronta para enviar seus convites e solicitar o RSVP? Visite agora mesmo o mecasei.com e experimente o serviço grátis por 15 dias e e veja como fica fácil resolver tudo por lá!

Imagens: onossocasamento.pt e musicaparaboda.es


  1. Adriana,
    em 19 de fevereiro de 2015

    Gostaria de saber se é possível fazer o RSVP através do Facebook

  2. Encantadores de Noivos,
    em 19 de fevereiro de 2015

    Olá Adriana.

    Infelizmente ainda não é possível 🙁

    Um abraço.