05 · 03 · 2015

Tendência: dispensar o vestido

Você já pensou em se casar sem o vestido de noiva? Várias noivas já pensaram nisso, o que fez com que a ideia de dispensar o vestido se tornasse a mais nova tendência em casamentos. A verdade é que o que tem aparecido são opções muito charmosas tanto de estilistas famosos quanto de marcas normais, que querem simplesmente inovar ou preferem uma ideia diferente para um casamento apenas no civil.

Das celebridades às novidades dos estilistas

Seja como for, essa moda tem tudo para pegar, até porque várias celebridades já aderiram. No casamento-conceito de 2014, por exemplo, da irmã de Beyoncé, Solange Bowles, com Alan Fergunson, a noiva usou vários trajes, é verdade, mas chegou ao local em um macacão bege com capa, lindíssima. Ah, e de bicicleta.

 

Já Olivia Palermo, a blogueira norte-americana que se casou com o modelo alemão Johannes Huebl, optou por três peças criadas por Carolina Herrera: um short branco sobreposto por uma saia branca assimétrica de tule e cetim na barra e um suéter de cashemere off white. O casamento foi só no civil e ela completou o visual com scarpins azuis de Manolo Blahnik.

Tendência: dispensar o vestido

A estilista norte-americana Sarah Jassir, por exemplo, tem modelos maravilhosos de alternativas aos vestidos, como macacões, terninhos, calças e blusas com paletós, tudo de uma elegância e feminilidade incríveis. E ela está longe de ser a única. As mais ousadas podem se inspirar na produção que Alberta Ferreti levou para o seu desfile do ano passado, um conjunto de minissaia com blusa transparente branco com detalhes florais.

Tendência: dispensar o vestido

Issey Miyake também aposta nas duas peças, saia e blazer assimétricos, para o casamento sem vestido, e Phillip Lim vai um pouco mais longe, sugerindo bermudas com barra dobrada e túnica. Com certeza há opções para todos os estilos.

Tendência: dispensar o vestido

Costumes que mudam com o tempo

Para quem não sabe, nem sempre o vestido de noiva foi como o conhecemos hoje – e nem mesmo era parte importante do casamento. Só lá pela Idade Média é que o traje da noiva no dia do casamento passou a ter importância, mas ele podia ser de qualquer cor, contanto que fosse suntuoso.

E, olhe só, a moda na época era vermelho, muito vermelho. Já na Renascença do século XVI o vestido de bom tom na Europa era o preto, símbolo de uma sociedade extremamente religiosa. Tudo muito pesado e luxuoso, sempre, mas o branco mesmo parece (porque há divergências) que surgiu com a rainha escocesa Mary Stuart, que seria a pioneira ao usar o vestido branco ao casar. O motivo da escolha? Uma homenagem ao brasão da família materna, que tinha essa cor como predominante.

Para casar e usar depois

Quem quiser aproveitar o casamento sem vestido para fazer uma economia pode optar por peças que poderá usar depois, normalmente. Afinal, chega a ser um desperdício mesmo usar o vestido apenas uma vez. Uma ideia é fazer um macacão reto, sem mangas, em crepe de seda com gola de cetim. Bonito, elegante e totalmente reaproveitável em qualquer verão da sua vida.

httpshop.lover.lycollectionsall-dressesproductsaria-jumpsuit-1

As duas peças propostas por Rochas em sua coleção 2014 também servem a esse propósito. De uma simplicidade tocante, a saia reta abaixo do joelho com uma espécie de colete fechado merece cabelos presos e rasteiras ou sapatilhas. Colares de pérolas longos de três voltas dão um toque especial ao look.

E aí, o que você acha? Dá para ser uma noiva maravilhosa e original sem vestido de noiva? Inspire-se nesses modelos e faça do seu casamento um momento ainda mais único na sua vida e na lembrança de todos os convidados!

Imagens: honeymods.compopsugar.comwww.vogue.co.jp,

www.gleamsalon.com e http://shop.lover.ly/collections/all-dresses/products/aria-jumpsuit-1